sábado, 23 de outubro de 2010


Por que "pimenta no cu dos outros é refresco".

Me pergunto até hoje por quê que todo mundo fica puto e/ou comovido quando chega dia 11 de setembro por causa dos atentados às torres gêmeas em 2001 , fizeram filmes, documentários e um monte de reportagem. E  sequer se lembram das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto e 9 de agosto de 1945 respectivamente. Não que os dois episódios não sejam trágicos, mas são trágicos e merecem reconhecimentos de igual pra igual e não é o que acontece.
        Quanta atenção foi dada ao atentado às torres gêmeas! E por quê? Por que quando a tragédia é com os EUA’s a coisa é diferente, dói mais.
        Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram a taques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica "Little Boy" caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares. As estimativas do número total de mortos variam entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos eram civis.
         O Japão já havia perdido a guerra e já estava providenciando a rendição em Tóquio, mas o (filho da puta) Truman em uma atitude desnecessária ordenou o bombardeio a Hiroshima, e mesmo com toda a destruição e calamidade presenciada pelo mundo não teve bom senso e logo jogou a segunda bomba para o fracasso total do Japão.
Agora analiso o atentado do dia 11 de setembro, todo o mundo se sentiu dentro do World Trade Center. Foi uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais . Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia. Não houveram sobreviventes em nenhum dos vôos. Um total de mortos nos ataques foram 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores.
E todas as crianças que nascem até hoje com deficiência congênita devido as radiações? E por que até hoje é mais lembrado, mais falado e mais sofrido os atentados do dia 11 de setembro nos Estados Unidos?
Por que quando a pimenta é nos olhos do Bush... Aí arde que é uma beleza...
A rosa de Hiroshima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
                                                    [Vinicios de Moraes]


2 comentários:

  1. muito bom!
    que pena que muitas pessoas não se ligam nessas questões que vc cita no texto.
    na verdade essas pessoas são alienadas pelo "poder" dos EUA

    ResponderExcluir